Xanxerê confirma surto de varicela em escola estadual; situação controlada

 Xanxerê confirma surto de varicela em escola estadual; situação controlada

Foto: Reprodução internet

A Prefeitura de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quinta-feira (19) sobre a identificação de um surto de varicela, também conhecida como catapora, em uma escola da rede pública estadual do município. De acordo com a Administração Municipal, o caso foi considerado benigno, já está isolado e controlado.

Segundo o Ministério da Saúde, a varicela é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que ocorre com maior frequência em crianças. Os sintomas incluem lesões na pele acompanhadas de coceira. Vale destacar que, após a infecção, a pessoa adquire imunidade ao vírus e não contrai catapora novamente.

Nota da prefeitura de Xanxerê

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, através da Vigilância Epidemiológica, identificou um surto de varicela em uma escola da rede pública estadual do município. O mesmo trata-se de caso benigno, já isolado e já controlado.

A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, geralmente benigna que se manifesta com maior frequência em crianças não vacinadas, mas podem acometer também adolescentes e adultos. Se caracteriza por lesões na pele como manchas vermelhas, bolhas e feridas pelo corpo, pode também apresentar mal-estar, cansaço, febre baixa e dores pelo corpo.

A transmissão ocorre por meio do contato com o líquido das bolhas e também pela tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados pelo vírus. As medidas de prevenção e cuidados são a vacinação conforme calendário nacional de vacinação; lavagem das mãos; isolamento das pessoas com varicela até todas as lesões virarem crosta (geralmente e 7 a 10 dias); desinfecção concorrente dos objetos e ambientes além de manter a ventilação dos ambientes.

As pessoas que apresentarem sinais e sintomas sugestivos de varicela devem procurar uma unidade de saúde para atendimento e devida orientação quanto a tratamento e cuidados necessários.

PREFEITURA DE XANXERÊ

Veja também