Vendaval e chuvas intensas causam estragos em municípios do Oeste de Santa Catarina

Novo Horizonte
Nesta sexta-feira (20), a região Oeste de Santa Catarina foi afetada por vendavais e chuvas intensas, de acordo com alertas emitidos pela Defesa Civil. Em municípios como Xanxerê e Novo Horizonte, rajadas de vento chegaram a 65,5 km/h, causando danos em várias áreas. A chuva acumulada em seis horas foi significativa, com registros de 45 mm em Ponte Serrada, 40 mm em Xanxerê, 37,4 mm em Galvão e 35,4 mm em Xaxim.
Devido às condições meteorológicas adversas, cerca de 8.439 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, afetando principalmente os municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, São Domingos, Ipuaçu, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê.
Entre os municípios mais afetados estão:
- São Domingos: Uma edificação foi danificada e uma árvore caiu na SC-480, obstruindo a via. A prefeitura fez o corte da árvore e liberou a estrada.
- Vargeão: 25 pessoas foram afetadas e três residências sofreram danos. Houve queda de árvore na BR-282, com obstrução parcial da via. As equipes do DNIT e da PRF foram acionadas para remover a árvore. Danos também foram registrados em cabos elétricos, de comunicação e telefonia.
- Ipuaçu: 18 pessoas foram afetadas e cinco residências danificadas. As vistorias continuam e lonas foram distribuídas para cobrir os telhados danificados.
- Galvão: Destelhamentos foram registrados em várias residências e estabelecimentos comerciais. Além disso, animais (gado) morreram em decorrência da tempestade. As equipes continuam levantando os danos.
- Faxinal dos Guedes: Três residências e dois prédios públicos, incluindo uma creche e uma escola, sofreram danos. As aulas foram suspensas temporariamente, mas devem retornar à normalidade na segunda-feira. Um raio atingiu uma residência, mas não houve feridos.
- Novo Horizonte: Uma residência foi destruída pela queda de um eucalipto. Duas pessoas foram afetadas, e o Corpo de Bombeiros realizou a retirada da árvore.
As equipes da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, estão realizando vistorias e distribuindo lonas para minimizar os danos nas áreas afetadas. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil continua monitorando a situação devido à passagem da frente fria e recomenda que a população acompanhe os boletins diários para atualizações. A COREDEC Xanxerê segue de prontidão para atender as demandas municipais.