Setembro Amarelo 2024 reforça importância da empatia na prevenção do suicídio

 Setembro Amarelo 2024 reforça importância da empatia na prevenção do suicídio

Lançado em 2015, o movimento Setembro Amarelo tem o Centro de Valorização da Vida (CVV) como um de seus principais mobilizadores. A campanha deste ano traz o lema “Atenção aproxima as pessoas”, destacando a importância de quebrar tabus e prevenir o suicídio no Brasil. A ideia central é conscientizar sobre como um olhar atento e acolhedor pode fazer a diferença em meio às rotinas corridas.

Com a consolidação da campanha, o CVV busca expandir ações focadas em empatia e escuta ativa, ressaltando que cuidar dos outros é tão importante quanto o autocuidado. Muitas vezes, o estresse e a correria nos fazem esquecer de olhar ao redor e perceber quem precisa de apoio. A campanha lembra que ouvir com atenção pode ser um primeiro passo para salvar vidas.

Setembro foi escolhido para o movimento por coincidir com o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro. O Setembro Amarelo é uma iniciativa que envolve toda a sociedade, além do CVV, que desempenha um papel crucial ao trazer esse tema à tona no Brasil.

Dados sobre o suicídio
O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Em 2021, o Ministério da Saúde registrou 15.507 mortes no Brasil, uma média de 42 casos por dia, número superior às mortes causadas por HIV e por muitos tipos de câncer.

Se você precisar conversar, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Veja também