Semana segue com calor intenso e chance de temporais isolados em Santa Catarina

 Semana segue com calor intenso e chance de temporais isolados em Santa Catarina

Os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas e pancadas de chuva isoladas em Santa Catarina. O calor intenso persiste em todas as regiões, com máximas que podem chegar a 37°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.

Quarta-feira (05): sol e calor intenso

A quarta-feira (05) começa com nebulosidade e chance de chuva isolada no Litoral, devido à circulação marítima. No restante do estado, o sol predomina e as temperaturas sobem rapidamente. À tarde, os termômetros devem registrar entre 30 e 34°C na Serra e áreas centrais, enquanto no Grande Oeste e Litoral Sul superam os 35°C, chegando a 37°C no Extremo Oeste.

No fim do dia, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente do Extremo Oeste ao Planalto Norte. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo, mas o desconforto térmico e os efeitos do calor intenso seguem preocupando.

Quinta-feira (06): tempo firme e temperaturas elevadas

Na quinta-feira (06), a circulação marítima mantém variação de nuvens e chance de chuva na madrugada e início da manhã no Litoral. No restante do estado, o sol predomina e as temperaturas voltam a subir rapidamente.

As máximas passam dos 30°C na maior parte do estado e chegam aos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. O risco para desconforto térmico e desidratação segue moderado a alto. No Extremo Oeste e Oeste, há possibilidade de temporais muito isolados entre a tarde e a noite, típicos do verão.

Sexta-feira (07): calor intenso e pancadas de chuva

Na sexta-feira (07), a circulação marítima ganha força e mantém céu mais nublado e chance de chuva no Litoral, principalmente na manhã. Nas demais regiões, o sol predomina, mas há previsão de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no decorrer do dia.

As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 30 e 33°C na maioria das regiões e podendo alcançar 37°C no Grande Oeste e Litoral Sul. O risco para problemas relacionados ao calor intenso, como desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, segue moderado a alto, especialmente entre os mais vulneráveis.

A recomendação é para que a população se mantenha hidratada e evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.

Veja também