Semana começa com chuva e risco de temporais em Santa Catarina

A semana começou com tempo instável em várias regiões de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (07), o vento vindo do mar trouxe chuva em alguns momentos para o Litoral e áreas próximas. Apesar dos períodos de melhora, a tarde deve seguir com calor e umidade, o que aumenta as chances de pancadas de chuva e até temporais isolados, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Durante a noite, a chuva tende a se espalhar para outras partes do estado.
De acordo com os meteorologistas, existe risco de transtornos como alagamentos, enxurradas e até destelhamentos em algumas áreas. O mar também segue agitado, com ondas entre 1,5 e 2 metros de altura, mas a tendência é que a força das ondas vá diminuindo ao longo do dia.
Chuva forte durante a madrugada de terça-feira (08)
A madrugada da terça-feira (08) promete ser de muita chuva, especialmente no sul do estado, próximo ao Rio Grande do Sul. A causa é um sistema de baixa pressão que se forma entre os dois estados, trazendo instabilidade. Nessa região, o risco para problemas como alagamentos e destelhamentos continua alto.
Nas demais áreas de Santa Catarina, a chuva aparece de forma mais pontual, mas pode vir acompanhada de trovoadas. Com a chegada da tarde, o sistema de chuva começa a se afastar em direção ao mar, diminuindo a intensidade do tempo instável no estado.
O dia será mais fresco em todo o estado, com temperaturas que devem ficar em torno dos 20°C, sem grandes variações.
Tempo começa a melhorar na quarta-feira (09)
Na quarta-feira (09), o tempo começa a dar sinais de melhora. A maioria das regiões terá um dia mais estável, embora o céu ainda permaneça carregado de nuvens. Apenas no Leste do estado pode haver chuva fraca e passageira ao longo do dia, intercalando com momentos de tempo seco. O risco de problemas relacionados ao tempo é baixo.
As temperaturas seguem mais amenas pela manhã, variando entre 12°C e 20°C. Durante a tarde, o sol aparece entre nuvens e ajuda a esquentar um pouco mais: os termômetros devem marcar entre 24°C e 28°C em boa parte de Santa Catarina, com temperaturas um pouco mais baixas nas áreas serranas.
A previsão aponta que os próximos dias devem trazer tempo mais firme, o que ajuda a aliviar os impactos das chuvas fortes do início da semana.