Santa Catarina institui parques alagáveis para prevenção de enchentes e lazer comunitário
Foto: Divulgação
O governador Jorginho Mello sancionou nesta semana a lei que cria os Parques Barriga Verde, uma política pública pioneira em Santa Catarina voltada à contenção de cheias, drenagem urbana sustentável, preservação ambiental e oferta de áreas de lazer à população.
A iniciativa é de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli e tem como referência o Parque Via Verde, em Jaraguá do Sul. O espaço, implantado durante sua gestão como prefeito, transformou uma área antes marcada por alagamentos em um parque multifuncional, que atua como bolsão de retenção da água das chuvas e, ao mesmo tempo, como espaço de lazer e convivência para a comunidade.
“Conseguimos transformar um problema em solução. O Parque Via Verde reduziu os impactos das enchentes e se tornou um espaço seguro e útil para a comunidade. Agora, essa experiência poderá ajudar todo o Estado”, destacou Lunelli.
Com a nova lei, municípios catarinenses poderão firmar convênios com a Defesa Civil estadual para implantar parques semelhantes, unindo prevenção de desastres, engenharia, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

