Região AMAI é contemplada com investimentos em caminhões-pipa e rede de estações hidrometeorológicas do Governo de SC

 Região AMAI é contemplada com investimentos em caminhões-pipa e rede de estações hidrometeorológicas do Governo de SC

Foto: Portal Faxinal

O presidente da AMAI e prefeito de Xaxim, Edilson Folle, participou, nesta sexta-feira (12), em Faxinal dos Guedes, do ato oficial do Governo de Santa Catarina que anunciou e formalizou importantes investimentos em proteção e defesa civil para o Oeste catarinense.

A solenidade contou com a presença do governador Jorginho Mello e do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.


Para a região da AMAI, o destaque foi a destinação de 13 caminhões-pipa, integrando o primeiro lote de entregas realizadas pelo Estado. Os veículos passam a reforçar a capacidade dos municípios no enfrentamento aos efeitos da estiagem, garantindo apoio ao abastecimento de água, atendimento às comunidades rurais e suporte em situações emergenciais. Os investimentos fazem parte de um amplo programa estadual que prevê a entrega de 104 caminhões até janeiro de 2026, totalizando R$ 54 milhões aplicados na região Oeste.

Além dos caminhões, a AMAI também foi contemplada com a implantação da Rede de Estações Hidrometeorológicas, um avanço estratégico voltado à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos. A rede permitirá o acompanhamento contínuo de dados meteorológicos e hidrológicos, subsidiando a emissão de alertas antecipados e a adoção de ações preventivas pela Defesa Civil regional.

As estações da AMAI serão instaladas nos municípios de Abelardo Luz (H), Passos Maia/Xanxerê, São Domingos, Xanxerê e Abelardo Luz (M), fortalecendo a integração regional e ampliando a capacidade técnica de resposta a situações de risco, como estiagens, enxurradas e tempestades severas.
O presidente Chico Folle, participou dos atos de entrega e da solenidade oficial, representando os municípios da associação e acompanhando de perto a formalização dos investimentos destinados à região.

Durante o evento, o governador Jorginho Mello destacou que se trata do maior investimento já realizado pelo Estado no enfrentamento aos impactos da estiagem, aliando infraestrutura, tecnologia e fortalecimento das estruturas regionais de defesa civil.

Para a AMAI, os recursos representam um passo importante no fortalecimento da segurança da população e na qualificação da gestão de riscos e desastres, reafirmando o papel da cooperação regional como instrumento essencial para o desenvolvimento e a proteção dos municípios.

Veja também