Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina: calor intenso, temporais e chuva persistente

Quarta-feira (22): A quarta-feira será marcada pela presença e variação de nuvens na divisa com o Paraná e áreas próximas. Durante a tarde, o calor, a umidade e perturbações em altos níveis da atmosfera favorecem o retorno de temporais isolados. No Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. O risco de ocorrências relacionadas aos temporais, como alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica, é considerado baixo. As temperaturas permanecem altas em todo o estado, superando os 30°C nas regiões e alcançando picos próximos de 38°C no Extremo Oeste e Vale do Itajaí.
Quinta-feira (23): A quinta-feira inicia com sol predominando em todo o estado, mas as temperaturas aumentam rapidamente, ultrapassando os 30°C em todas as regiões. O calor mais intenso será registrado no Extremo Oeste e no Vale do Itajaí, com máximas próximas a 38°C. No entanto, entre a tarde e a noite, o calor, combinado com a umidade e perturbações em médios níveis da atmosfera, traz condições para chuva e temporais em todo o estado. Esses temporais poderão ser acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo. No Litoral e áreas próximas, a circulação marítima contribui para chuva persistente. O risco para ocorrências, como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos, é moderado a pontualmente alto.
Sexta-feira (24): A sexta-feira começa com chuva persistente no Litoral e áreas próximas, novamente influenciada pela circulação marítima. Durante a tarde, a instabilidade atmosférica se intensifica e se estende para as demais regiões, devido à combinação do calor, da umidade e de sistemas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera. A previsão é de pancadas de chuva e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva persistente, como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos, é moderado a alto. As temperaturas tendem a diminuir em relação aos dias anteriores, com máximas variando entre 26°C e 28°C no estado. O vento será de nordeste, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas que podem alcançar 60 km/h, principalmente no Litoral Sul.