Prazo para saque de valores esquecidos no Banco Central termina nesta quarta-feira (16)

 Prazo para saque de valores esquecidos no Banco Central termina nesta quarta-feira (16)

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para que clientes possam resgatar o “dinheiro esquecido” disponível no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC). De acordo com o BC, há R$ 8,6 bilhões disponíveis para pessoas físicas, empresas e até para herdeiros de contas de falecidos.

O prazo de 30 dias para resgate teve início em 16 de setembro, após a sanção da Lei nº 14.973/2024, pelo presidente Lula, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores econômicos e municípios. Caso os valores não sejam resgatados dentro do período, poderão ser incorporados ao Tesouro Nacional.

O sistema permite consultar e solicitar a devolução dos valores através do site oficial do Banco Central. Quem não fornecer uma chave PIX precisará entrar em contato diretamente com a instituição financeira para definir outra forma de recebimento.

No caso de valores deixados por falecidos, herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem solicitar o saque, mediante preenchimento de um termo de responsabilidade.

Após o prazo de resgate, ainda haverá 30 dias para contestação do recolhimento dos valores ao Tesouro, e, caso não haja contestação, os valores serão incorporados de forma definitiva.

Veja também