Polícias deflagram Operação Carga Oculta contra o tráfico de drogas no Oeste de SC

Na manhã desta quinta-feira (03), uma grande força-tarefa envolvendo a Polícia Civil de Santa Catarina, a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná deu início à Operação Carga Oculta, com foco no desmantelamento de uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação é resultado de uma investigação que identificou a utilização de fundos falsos em caminhões para transportar entorpecentes. Nos últimos três anos, o grupo teria movimentado cargas de até 300 kg de cocaína e 700 kg de maconha em diferentes operações logísticas clandestinas.
Durante a ação, os principais líderes da organização foram presos nos municípios de Xanxerê e Chapecó, além dos responsáveis pela preparação dos veículos e os motoristas envolvidos no transporte das drogas.
Resultados parciais:
- 7 mandados de prisão preventiva cumpridos
- 15 mandados de busca e apreensão em Xanxerê, Chapecó, Cordilheira Alta, São Carlos e Pinhalzinho
- 2 veículos de alto valor apreendidos
- Participação de 70 policiais na operação
Crimes investigados:
- Organização criminosa
- Associação para o tráfico de drogas
- Tráfico de drogas
- Lavagem de dinheiro
Integração das forças policiais:
A operação envolveu esforços conjuntos da Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC, SAER-Fron de Chapecó, Polícia Federal de Chapecó e o DENARC de Pato Branco (PR), evidenciando o compromisso e a eficiência da cooperação entre estados no combate ao crime organizado, especialmente em áreas de fronteira.
As investigações continuam sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas em momento oportuno.