Polícia Civil de Santa Catarina realiza “Operação Nêmesis” na cidade de Maravilha

 Polícia Civil de Santa Catarina realiza “Operação Nêmesis” na cidade de Maravilha

Foto: PC

Na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Maravilha deflagrou a Operação NÊMESIS, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado na região.


A operação resultou no cumprimento integral de 13 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas no município de Maravilha, contando com o apoio de 42 policiais civis, além do emprego de equipes especializadas do SAER (Serviço Aeropolicial de Fronteira), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Chapecó e do efetivo da Operação Protetor.


Os alvos são suspeitos da prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. As investigações, que já duram cerca de 60 dias, apontam para um grupo criminoso estruturado e atuante com extrema violência, especialmente contra desafetos e devedores ligados ao tráfico.


A Operação Nêmesis decorre da Operação Hefestos, deflagrada anteriormente pela mesma unidade policial, evidenciando o aprofundamento das ações de repressão qualificada contra a criminalidade na região de fronteira.


Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que agora serão analisados pela equipe de investigação com o intuito de coletar novos elementos probatórios que possam reforçar o inquérito policial em curso.


Importa destacar que entre as sete pessoas presas estão cinco homens e duas mulheres, todos encaminhados ao Presídio Regional de Maravilha, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O nome “NÊMESIS” faz referência à deusa grega da retribuição, simbolizando a aplicação da justiça de forma implacável e proporcional, em contrapartida às ações ilícitas praticadas pelos investigados. Conforme expressado na filosofia da operação, trata-se da aplicação direta das ferramentas forjadas pela Operação Hefestos, representando a certeza de que a lei alcançará os culpados, restaurando a ordem e a segurança.


Essa é a segunda grande operação contra o tráfico de drogas realizada no município de Maravilha no período de um mês, já resultando em mais de dez prisões. Novas ações estão em planejamento, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento sistemático à criminalidade organizada.
A Polícia Civil de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a sociedade e destaca a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelo telefone 181 ou diretamente na unidade policial mais próxima.

Veja também