Polícia Civil conclui inquérito sobre furto e roubo praticados em Xaxim

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, concluiu na tarde de segunda-feira (25) o Inquérito Policial que investigava dois crimes registrados no município: um furto e um roubo majorado pelo uso de arma de fogo, ocorridos nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2025.
No primeiro caso, em 17/02, por volta das 21h, uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS, de cor vermelha, foi furtada enquanto sua proprietária participava de uma partida de futebol no ginásio do Bairro Ari Lunardi. Testemunhas relataram ter visto um homem magro, moreno e de baixa estatura levando o veículo.
Já no dia seguinte, 18/02, o mesmo indivíduo utilizou a motocicleta furtada para praticar um assalto em um comércio no Bairro Guarany. Armado com um revólver, ele rendeu o comerciante e levou cerca de R$ 500,00. Durante a fuga, perdeu o controle do veículo e colidiu contra o portão de uma residência, causando prejuízo estimado em R$ 1.000,00, abandonando a moto no local antes de fugir a pé.
As investigações incluíram depoimentos de vítimas, testemunhas, policiais militares e análise de imagens de câmeras de segurança. O suspeito foi identificado com 98% de certeza, principalmente devido a uma tatuagem característica em seu rosto.
Com extenso histórico criminal, o homem já responde a 54 boletins de ocorrência, 19 inquéritos policiais, 6 autos de prisão em flagrante e 3 termos circunstanciados, muitos deles relacionados a crimes patrimoniais com violência e grave ameaça.
Diante das provas, a Polícia Civil indiciou o investigado pelos crimes de furto (artigo 155 do Código Penal) e roubo majorado pelo uso de arma de fogo (artigo 157, § 2º-A, inciso I). O inquérito será encaminhado à Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó para análise do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Apesar dos esforços, o suspeito segue foragido e não foi localizado nas diligências realizadas com apoio da Polícia Militar.