Polícia Civil apura tentativa de homicídio seguida de morte decorrente de intervenção policial

Na madrugada do dia 28 de junho de 2025, por volta das 2h, a Polícia Civil foi acionada para um incidente de alta gravidade ocorrido próximo a um posto de combustíveis, na Avenida General Osório, no bairro Jardim Itália.
O caso envolveu uma tentativa de homicídio relacionada a uma briga entre dois homens seguida por uma necessária intervenção de agente público em serviço, que resultou na morte do agressor inicial.
Conforme a apuração, uma desavença entre dois indivíduos evoluiu para uma agressão armada, momento em que um indivíduo de 18 (dezoito) anos foi alvejado por disparos de arma de fogo.
Na ocasião, a rápida e decisiva atuação da Polícia Militar foi fundamental para conter e repelir a injusta agressão, haja vista que os policiais conseguiram intervir no exato momento dos fatos alvejando com disparos de arma de fogo o autor da tentativa de homicídio.
Ambos os envolvidos (a vítima da tentativa de homicídio e o indivíduo que foi alvejado pela ação policial) foram imediatamente socorridos e encaminhados ao Hospital Regional do Oeste (HRO).
A vítima dos disparos de arma de fogo foi socorrida e colocada em estado estável após intervenção médica, enquanto o agressor (indivíduo de 33 anos, com diversas passagens policiais), alvejado pela polícia militar, veio a óbito.
A princípio, o caso é tratado como legítima de defesa de terceiro e própria por parte dos policiais militares, restando apenas algumas formalidades para conclusão do inquérito policial.
Cenário atual em Chapecó:
Diante dos últimos acontecimentos, até hoje, dia 16 de julho de 2025, Chapecó apresenta 11 (onze) mortes violentas no ano, sendo 3 (três) em situação excludente de ilicitude – e, portanto, não criminosas – e 8 (oito) crimes, dos quais 7 (sete) homicídios e 1 (um) feminicídio.
Todos os casos foram elucidados pela Delegacia de Homicídios – DH da Polícia Civil de Chapecó, que continua com 100% de resoluçāo dos casos em 2025.