Passagem em Biguaçu receberá câmeras de monitoramento após caso de estupro
Foto: Fotos: Divulgação/SSP
Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), a Prefeitura de Biguaçu e uma empresa de tecnologia vai garantir a instalação de quatro câmeras de monitoramento em uma passagem de pedestres sob a ponte que cruza o rio Biguaçu, às margens da BR-101, no acesso ao bairro Saudade.
A medida foi adotada após o estupro de uma adolescente de 16 anos, ocorrido em 3 de setembro, além de outros ataques já registrados no local.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, a violência contra a mulher está entre os maiores desafios enfrentados pelo sistema de segurança.
“Quando uma jovem que caminha tranquilamente por uma via pública é atacada de forma brutal por um covarde, todos nós perdemos enquanto sociedade. A instalação de câmeras no local do crime não resolve o que aconteceu, mas é uma forma de coibir novos ataques, já que se trata de uma passagem bastante utilizada por pedestres”, afirmou.
O diretor de Tecnologia e Inovação da SSP-SC, Everton Wiezbicki, detalhou que uma das câmeras terá captação térmica, permitindo monitorar a área de mata próxima, enquanto outra contará com inteligência artificial para reconhecimento facial, cruzando imagens em tempo real com bancos de dados da Segurança Pública. Movimentações suspeitas gerarão alertas imediatos avaliados pelas guarnições.
O projeto integra o Programa de Reconhecimento Facial (ProRef) do Governo de Santa Catarina, que prevê investimento de R$ 40 milhões para atender inicialmente 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes. Na primeira fase, serão instaladas 1.000 câmeras inteligentes, seguidas da criação de 10 centros de processamento em diferentes regiões do Estado, com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate à criminalidade em todo o território catarinense.

