Operação Piracema: Brigada Militar realiza prisão por pesca ilegal em Erechim

Na terça-feira (03), a Brigada Militar, por meio de uma guarnição do Pelotão Ambiental de Erechim, realizou a Operação Piracema nas margens da Usina Hidrelétrica de Itá, com o objetivo de combater a pesca ilegal e predatória durante o período de defeso dos peixes.
Durante a atividade de patrulhamento, os policiais abordaram um acampamento de pescadores que estavam realizando atividades em local proibido. Os indivíduos foram presos em flagrante e, com eles, foram encontrados oito peixes da espécie dourado e um da espécie pintado, ambos já sem vida. Outros quatro peixes vivos da espécie jundiá foram resgatados e devolvidos ao ambiente aquático.
Além dos peixes capturados, os policiais apreenderam diversos materiais utilizados na prática de pesca predatória, incluindo mais de 150 metros de redes, carretilhas, molinetes, um motor de embarcação, um tanque de combustível e uma motosserra.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça que estamos no período de Defeso da Piracema, que proíbe a pesca profissional e impõe restrições à pesca amadora até o dia 31 de janeiro de 2025. A operação é parte dos esforços para preservar as espécies e garantir a reprodução dos peixes no ambiente natural.