Oeste catarinense terá sol e calor neste domingo; instabilidades devem retornar durante a semana

No domingo (24), o tempo volta a ficar firme no Oeste catarinense, com predomínio de sol entre poucas nuvens. A circulação marítima que influenciava o estado começa a perder força, diminuindo a chuva em boa parte do litoral. Apesar disso, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, ainda pode ocorrer chuva fraca, sem risco significativo para acumulados.
No Extremo Oeste, Meio-Oeste e Planaltos, o amanhecer será de temperaturas amenas, variando entre 10 e 14°C. Durante a tarde, o calor ganha intensidade, com máximas entre 30 e 35°C. Nas demais áreas do estado, as temperaturas ficam entre 22 e 25°C, podendo se aproximar de 30°C no Litoral Sul. Ventos de leste/nordeste atingem o estado, com rajadas de até 40 km/h, especialmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Segunda-feira (25): Sol e calor continuam no Oeste
Na segunda-feira (25), o tempo firme e ensolarado predomina em todo o estado, com poucas nuvens e maior estabilidade. Apenas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, há chances de maior nebulosidade e chuva fraca nos extremos do dia.
No Oeste, as temperaturas mínimas ficam entre 10 e 15°C, podendo cair abaixo de 10°C no Planalto Sul. Já no período da tarde, as máximas voltam a subir, variando entre 30 e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. No Planalto e nas áreas litorâneas, os termômetros marcam entre 27 e 30°C. Ventos do quadrante norte predominam, com rajadas de até 40 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis, sem riscos meteorológicos significativos.
Terça-feira (26): Temporais isolados retornam
A terça-feira (26) será marcada por tempo firme na maior parte do dia, mas o calor predominante associado a uma área de baixa pressão pode trazer pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite no centro-sul catarinense.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 15 e 20°C em todo o estado. À tarde, o calor ganha força, com máximas próximas de 30°C na maioria das regiões e chegando a 34°C no Oeste e Vale do Itajaí. Há risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos e queda de galhos e árvores em áreas onde os temporais forem mais intensos.