VARGEÃO

Vargeão recebe visita de professor canadense para conhecer local da queda do meteorito




Foto: Assessoria

A cidade de Vargeão recebeu uma visita de estudos internacional na última terça-feira, dia 18. Doutor em química do solo, o canadense Derek Peak esteve no município acompanhado pelo agrônomo e doutor em agricultura, Cristiano Dela Piccolla.

 

Guiados pela secretária de Cultura Mariana Gubert e pelo secretário de Administração Giovani Luiz, os professores fizeram antes uma visita ao gabinete do prefeito, apresentando o teor da visita a Vargeão.

 

Os professores realizaram o passeio para conhecerem de perto o arenito do solo onde houve o impacto do meteorito há milhares de anos, responsável pela formação geográfica local. O interesse dos professores em visitar Vargeão se deu porque a cratera é algo peculiar na região e é possível ver o arenito, que é a rocha responsável pela formação do solo da área.

 

Derek é professor em uma universidade na principal região agrícola do Canadá, que concentra 43% das terras aráveis do país norte-americano. As regiões possuem certa similaridade, como o plantio direto – de soja e milho em Vargeão, canola e trigo no Canadá.

 

O professor brasileiro complementa que “Derek veio à região para conhecer os solos, os quais possuem grande quantidade de óxidos de ferro, responsáveis pelo tom avermelhado, diferente do solo canadense”.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM