AGRICULTURA

Empresário Mattiolo, critica atual política agrícola
“Se não houver uma política agrícola mais efetiva haverá um colapso no agronegócio”

O empresário Celso Mattiolo tem visitado os municípios da região, apresentando seu nome como pré-candidato a deputado estadual pelo PR. Na pauta, Mattiolo coloca sua experiência no agronegócio para criticar a atual política agrícola, que, segundo ele, tem sacrificado os produtores e as agroindústrias, com custos de produção cada vez mais altos.
Santa Catarina produz em média três milhões de toneladas de milho por ano e utiliza sete milhões na alimentação de suínos e aves. O consumo diário passa de 19 mil toneladas e o déficit ultrapassa 55% da demanda, que tem sido suprida com milho, que é trazido por cerca de dois mil quilômetros do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para abastecer as cadeias produtivas do estado.
“Se não houver uma política agrícola mais efetiva haverá um colapso no agronegócio catarinense”, afirma o empresário, preocupado com a possibilidade de evasão dos frigoríficos e agroindústrias, devido à crise que atinge o setor.

Fundo de Catástrofe

Alem disso, Mattiolo defende a criação de um Fundo de Catástrofe, para dar sustentação, principalmente aos pequenos produtores, no caso de perdas de sua produção ou dos animais.
“O governo arrecada ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), então por que não colocar uma porcentagem desse tributo pago pelo produtor em um Fundo de Catástrofe? Em caso de uma emergência, o produtor teria recursos do Fundo para se recuperar e devolveria a juro zero”, sugere, garantindo que seria uma forma também de diminuir o êxodo rural.
Essa será a maior bandeira de Mattiolo. “Eu vou levar para a assembleia essa força e determinação de ajudar a agricultura e a geração de empregos”, reforça.

Trajetória

Celso Mattiolo foi vereador, presidente da Câmara, secretário de desenvolvimento econômico e da agricultura, em Xanxerê. Atuou na organização comunitária com a implantação de creches domiciliares, garantindo às mães a oportunidade de trabalhar e contribuir com a renda familiar.
Em 1987, fundou a Avepar, com sede em Xanxerê, uma empresa que gera centenas de empregos diretos e indiretos.
Em 2007, inaugurou o frigorífico da Avepar (hoje Aurora), em Abelardo Luz, uma das mais modernas unidades de abate de aves do país.

Convenção

O Partido da República (PR) realiza sua convenção estadual no próximo dia 5 de agosto (domingo), às 9h, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, quando serão definidas as coligações majoritária e proporcional, bem como a escolha e homologação dos candidatos a governador do estado, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais e estaduais que concorrerão às eleições no dia 7 de outubro.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



AGRICULTURA  |   08/08/2021 10h08





AGRICULTURA  |   09/06/2021 09h56


AGRICULTURA  |   02/06/2021 06h34