COMUNIDADE

Após férias Grupo Escoteiro Muiraquitã de Faxinal dos Guedes retorna com atividades neste sábado (06)


O escotismo é um movimento educacional de jovens e para jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com o seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Banden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil.

O PROPÓSITO DO Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

Os PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que ajusta-se aos progressivos graus de maturidade do Indivíduo.
São eles:
DEVERES PARA COM DEUS - crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja...;
DEVERES PARA COM O PRÓXINMO - participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo...;
DEVERES PARA CONSIGO MESMO - crescimento saudável e autodesenvolvimento...

FUNDADO em 25 de maio de 2014, O Grupo de Escoteiros Muiraquitã-118, sediado na Rua do Bosque, Distrito Industrial, tem como MISSÃO contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizam como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade (Educar para a Vida).

Hoje o grupo conta com 49 membros registrados na UEB. Uma diretoria composta por Diretor Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Métodos, Conselho Fiscal e pais comprometidos. Dez chefes que se dedicam na busca de conhecimento a todo instante, participando de cursos. Dezoito lobos, com idade entre 06 a 10 anos, 13 escoteiros com idade entre 11 a 14 anos, 03 sênior com idade entre 15 a 18 anos e 02 pioneiros com idade entre 19 a 21 anos.

As atividades são realizadas aos sábados das 14 às 16 horas na sede do grupo.
Dentre as atividades propostas, incluem-se acampamentos/acantonamentos, bivaque, jornadas, excursões, ações sociais e culturais, todas planejadas, preparadas e avaliadas após a execução.

O grupo, no decorrer de todos os anos, sempre conquistou o PRÊMIO DE QULIDADE LEGAL, que é a certificação de que está com toda a documentação em dia.

No Grupo Escoteiro Muiraquitã, o Método Escoteiro possui aplicação planejada e avaliada sistematicamente pelos chefes, nos diversos níveis do movimento, caracterizado pelo conjunto dos seguintes pontos:

1. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira - todos os membros assumem voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.


2. Aprender fazendo - educando pela ação, o escotismo valoriza:

- o aprendizado pela prática;
- o desenvolvimento da autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
- os hábitos de observação, indução e dedução.

3. Vida em equipe - denominada nas Tropas de "Sistema de Patrulhas", incluindo;
- A descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidade;
- A disciplina assumida voluntariamente;
- A capacidade tanto para cooperar com para liderar.

4. Atividades progressivas, atraentes e variadas compreendendo:
- Jogos;
- Habilidades e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;
- Vida ao ar livre e em contato com a natureza;
- Interação com a comunidade;
- Mística e ambiente fraterno.

5. Desenvolvimento Pessoal com orientação individual, considerando:
- A realidade e o ponto de vista de cada criança, adolescente ou jovem;
- A confiança nas potencialidades dos educandos;
- O exemplo pessoal do adulto;
-Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria.


Financeiramente, o grupo não recebe nenhuma ajuda, é mantido pelas mensalidades pagas pelos pais e promoções que realiza.
ASSIM, a 8 ANOS, mantemos o Escotismo Ativo no Município, buscamos por melhorias na sede através de parcerias, contribuindo com a sociedade faxinalense, pois acreditamos que esse Método traz benefícios significativos à sociedade.




Galeria de Fotos:



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COMUNIDADE  |   08/08/2022 11h05





COMUNIDADE  |   08/08/2022 06h22


COMUNIDADE  |   02/08/2022 07h47