COMUNIDADE

Cooperativa Agropecuária de Faxinal dos Guedes (COMFAG) 23 anos trabalhando com atividade leiteira




FOTO:DIVULGAÇÃO


No ano de 1997 vinte e oito produtores rurais juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato Rural, Epagri e Secretaria Municipal da Agricultura se reuniram com o objetivo de ganhar mais pelo leite produzido.

Para isso iriam reunir o leite de todos os produtores e vender a preços melhores, foi um ano de muitas reuniões, e em 26 de Fevereiro de 1998 foi então criada à cooperativa, porem naquele mesmo ano os laticínios maiores começaram a pagar mais para os produtores com mais produção de leite e com isso não foi possível continuar com a cooperativa, assim ficando somente no papel.

Em 2004 alguns produtores quiseram reativar à cooperativa, e se organizaram novamente para ver o que iriam fazer, e em dezembro do mesmo ano resolveram abrir a cooperativa.

Criando a diretoria com seis pessoas, no ano seguinte fizeram toda a parte legal, fazendo todos os documentos.

Compraram os primeiros insumos para vender. E apenas em 2006 que começaram a coletar o leite e vender por um preço melhor, a sala da cooperativa estava junto com o sindicato, pois não possuíam sala própria.

Após muitos anos de trabalho e com frete terceirizado, no ano de 2010, teve a compra do primeiro caminhão próprio.

E em 2011 teve a sala própria e do armazém (alugado), então começou a venda de medicamentos e produtos agropecuários.

Em 2014 Com o projeto do banco do Brasil em fundos perdidos foi adquirido mais um caminhão, um carro e um computador sendo então contratados três motoristas, para assim coletarem o leite o dia todo.

No ano de 2017 com a troca da presidência e da diretoria continuaram os trabalhos a meio da crise econômica, e com muito trabalho foi adquirido o primeiro caminhão com recursos próprios da cooperativa.

Hoje conta com seis funcionários e um presidente, tendo a coleta de aproximadamente 600 mil litros de leite por mês e mais de 6 mil itens a disposição dos associados e clientes de Faxinal dos Guedes e região.

"Também em parceria com o Sindicato Rural de Faxinal dos Guedes - Senar/sc, SEBRAE – SC, Secretaria Municipal de agricultura de Faxinal dos Guedes, Epagri, Cooperativas de crédito e de produção e fornecedores. Buscamos sempre atender as necessidades do produtor familiar Sócio. Muitas famílias passaram pela CONFAG e ganharam impulso para crescer. Contamos até aqui com 301 sócios.
Parabéns a COMFAG por mais um ano de história, agradecimentos a todos os envolvidos que cooperaram e ajudaram a chegar até aqui.
Nossas ações e pensamentos vão determinar o futuro." Destacou o Presidente da COMFAG, Ricardo Cesar Favretto.


 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COMUNIDADE  |   16/04/2021 14h41





COMUNIDADE  |   15/04/2021 10h54


COMUNIDADE  |   15/04/2021 06h51