Mudança no clima: temporais isolados e aumento de nebulosidade marcam a previsão em Santa Catarina

Quarta-feira (18)
Na quarta-feira (18), as regiões litorâneas e áreas serranas próximas devem apresentar maior nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas, especialmente no final do dia. O fenômeno é causado pela intensificação dos ventos dos quadrantes leste/nordeste, que transportam umidade do mar para o continente.
Em trechos da Serra, a chuva pode ser pontualmente forte e acompanhada de temporais isolados, apresentando baixo risco para ocorrências relacionadas à chuva intensa e destelhamentos. No Grande Oeste, o sol deve predominar durante o dia.
As temperaturas ao amanhecer oscilam entre 8°C e 14°C no Planalto Sul, e entre 12°C e 20°C nas demais regiões. Durante a tarde, os termômetros podem se aproximar de 30°C a 32°C no Oeste, enquanto no litoral e no Vale do Itajaí variam entre 24°C e 27°C, com marcas mais baixas nas áreas de maior altitude.
Quinta-feira (19)
Na quinta-feira (19), uma área de baixa pressão começa a desestabilizar a atmosfera em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados, com características como chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
O fenômeno deve começar pelo Grande Oeste, especialmente em áreas próximas à divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, já no final da manhã. Durante a tarde e principalmente à noite, as áreas de chuva e os temporais isolados se deslocam pelas demais regiões do estado. Há risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais.
As temperaturas devem atingir 31°C a 32°C no Litoral Sul, 27°C a 29°C no Oeste, e entre 24°C e 29°C nas demais regiões. Nas áreas serranas, as temperaturas permanecem menores.
Sexta-feira (20)
Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se intensifica sobre Santa Catarina, criando condições para a formação de uma nova frente fria. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas intercaladas por períodos de sol, mas há possibilidade de temporais isolados, com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente no litoral, durante a tarde.
O risco para ocorrências associadas a esses temporais é considerado baixo a moderado.
As temperaturas à tarde variam entre 25°C e 32°C no Litoral Sul e entre 24°C e 29°C nas demais regiões do estado.