Ministério de Minas e Energia decidirá sobre adoção do horário de verão na próxima terça-feira

 Ministério de Minas e Energia decidirá sobre adoção do horário de verão na próxima terça-feira

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai definir na terça-feira (15) a possível adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira, que retornará ao trabalho após reduzir seu período de férias, se reunirá com a equipe técnica no prédio do ministério em Brasília para deliberar sobre a questão. A informação foi divulgada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (11).

“A decisão é urgente. Se houver risco energético, a prioridade será implementar o horário de verão”, afirmou o ministro em Roma, após participar como palestrante no II Fórum Internacional Esfera.

Silveira explicou que a reunião foi marcada devido à necessidade de imediata análise, uma vez que a janela ideal para implementação seria ainda em novembro. Ele destacou que o horário de verão é uma política pública mundialmente adotada, enfatizando que o tema não deve ser tratado de forma ideológica, como ocorreu em governos anteriores.

“Se não houver risco energético, a decisão será tomada com base no equilíbrio entre custo e benefício, pensando no impacto para outros setores da sociedade”, acrescentou o ministro.

A adoção do horário de verão visa, principalmente, a economia de energia durante o período de maior demanda, mas a decisão final será baseada na análise do cenário energético e dos impactos setoriais.

Veja também