Megaoperação no Rio de Janeiro deixa 119 mortos e 113 presos; ação é a mais letal da história do estado

 Megaoperação no Rio de Janeiro deixa 119 mortos e 113 presos; ação é a mais letal da história do estado

Foto: Mauro Pimentel/AFP/Reprodução

Com ao menos 119 mortos e 113 presos, a megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro, deflagrada nesta terça-feira (28), já é considerada a mais letal da história do estado. Batizada de Operação Contenção, a ação teve como objetivo desarticular lideranças do Comando Vermelho (CV) que atuam em diferentes regiões da capital fluminense.

Mais de 2,5 mil agentes participaram da ofensiva, que foi marcada por intensa troca de tiros, barricadas incendiadas em vias expressas e até ataques com drones utilizados por criminosos para dificultar o avanço das forças policiais.

Entre os mortos, estão quatro agentes das polícias Civil e Militar.

Especialista analisa o alto número de mortes

Em entrevista ao SBT News, o especialista em segurança pública Sérgio Ramalho afirmou que o elevado número de vítimas está diretamente relacionado ao tamanho da operação e à potência bélica das facções criminosas.

“Os complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro abrangem uma ampla área do subúrbio carioca, dominada por grupos fortemente armados. Quando há uma operação desse porte, com mais de 2 mil homens, é esperado que ocorram mais confrontos e, consequentemente, mais mortes”, explicou Ramalho.

O especialista ponderou, porém, que ações de grande escala como a Operação Contenção costumam ter efeitos temporários.

“Essas operações chamam atenção pelo tamanho, mas o impacto se dissipa com o tempo. Hoje, os criminosos não estão restritos às favelas — eles controlam ruas, bairros e impõem barreiras físicas para dificultar o acesso das forças de segurança”, afirmou.

Ramalho defende ainda que o enfrentamento ao crime organizado deve ser contínuo, planejado e ético, com uma revisão interna nas corporações.

“Sem uma atuação permanente e transparente dentro e fora das instituições, cada operação se torna apenas mais um episódio, e tudo volta a ser como antes”, concluiu.

O que é a Operação Contenção

A Operação Contenção faz parte de uma estratégia permanente do governo do Rio de Janeiro para conter o avanço territorial do Comando Vermelho (CV). Segundo as autoridades, a ação envolveu o cumprimento de mais de 100 mandados de prisão e busca e apreensão, resultado de um ano de investigação.

As investigações apontam que a ofensiva tinha como foco lideranças da facção que coordenam o tráfico de dentro das favelas.

Com 45 anos de atuação, o Comando Vermelho é considerado uma das maiores organizações criminosas do país, com presença em 21 estados brasileiros.

Informações:SBT/SCC10

Veja também