Jader Danielli é eleito presidente do Cis-Amosc e assume compromisso com melhorias na saúde regional

 Jader Danielli é eleito presidente do Cis-Amosc e assume compromisso com melhorias na saúde regional

Foto: Suyanne Ester dos Santos

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (8), na sede do Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis-Amosc), situada na Unochapecó, prefeitos e representantes das 54 prefeituras associadas elegeram, por unanimidade, a nova diretoria que estará à frente do consórcio durante o ano de 2025. O prefeito de Faxinal dos Guedes, Jader Danielli (PSD), foi escolhido para presidir a entidade. Danielli possui vasta experiência na área da saúde, já tendo atuado como secretário de Saúde de Chapecó, na pasta de Administração e Fazenda de Xanxerê e como diretor do Hospital da Criança de Chapecó.

Em seu discurso de posse, Jader Danielli destacou a importância do consórcio para os municípios da região e apontou desafios e metas para sua gestão:
“É um desafio muito grande, mas como a gente tem hoje já o conhecimento e uma formação na área da saúde, aceitei porque queremos um consórcio que vem funcionando muito bem, porém queremos melhorar gradativamente, sempre trazendo novas soluções. São 54 municípios. Os pequenos geralmente sofrem um pouco mais na prestação de serviço. E o que queremos? Essa união, organizar muito bem toda essa rede e melhorar os serviços, para fazer a diferença na vida da população de quem precisa. A saúde é uma área muito delicada e o consórcio, com certeza, é uma ferramenta que vai trazer muitas soluções para toda a região.”

Composição da nova diretoria do Cis-Amosc

A nova diretoria eleita conta com representantes de diversos municípios, compondo uma gestão integrada e regionalizada:

  • Presidente: Jader Danielli (PSD) – Prefeito de Faxinal dos Guedes
  • 1º vice-presidente: Vanderlei Canci (PP) – Prefeito de Irani
  • 2º vice-presidente: Anderson Bianchini (Republicanos) – Prefeito de Lajeado Grande
  • 1º secretário: Alessandro Beltrame (PP) – Prefeito de Pinhalzinho
  • 2º secretário: Jackson Castelli (MDB) – Prefeito de Quilombo

Conselho Fiscal:

  • Alacir Durante (MDB) – Prefeito de Santiago do Sul
  • Neiva Toniello (MDB) – Prefeita de Presidente Castello Branco
  • Vilmar Peccini (PSD) – Prefeito de Bom Jesus
  • Rogério Acácio – Secretário de Saúde de Novo Horizonte
  • Juliana Batista – Secretária de Saúde de Itá

Avaliação da gestão anterior

O ex-presidente do consórcio e ex-prefeito de Jardinópolis, Mauro Risso (MDB), fez uma avaliação positiva de sua gestão de aproximadamente dois anos e meio. Ele destacou conquistas importantes, como o início da construção do Centro de Referência do consórcio:
“Durante esse período, enfrentamos uma atividade que é a construção do nosso Centro de Referência. Começamos em busca de recursos, depois conseguimos com que os municípios aportassem esse recurso e fizemos com que esse projeto, tão importante para a nossa região, saísse do papel. Hoje está em fase inicial de construção e acredito que, em pouco tempo, o consórcio terá seu próprio Centro de Referência, onde poderemos trazer mais atividades.”

Sobre o Cis-Amosc

O Cis-Amosc é constituído por 54 municípios das regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense, abrangendo uma população de mais de 641 mil habitantes. Com aproximadamente 300 profissionais credenciados em diversas especialidades e parcerias em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o consórcio desempenha um papel essencial na integração regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele permite que os municípios realizem atividades conjuntas na área da saúde, otimizando custos e ampliando os serviços prestados à população.

O objetivo principal do Cis-Amosc é oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, especialmente para municípios menores que enfrentam dificuldades no acesso a serviços especializados. A nova gestão liderada por Jader Danielli promete continuar avançando nesse propósito, trazendo inovações e fortalecendo a rede de saúde na região oeste de Santa Catarina.

Veja também