Inep lança cartilha de redação para o Enem 2024 com orientações e exemplos de textos nota mil

Foto: Inep/Divulgação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira (2), a cartilha “A Redação do Enem 2024” em seu portal oficial. O documento busca esclarecer dúvidas sobre os critérios de avaliação que garantem uma boa pontuação na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além de informações sobre a matriz de referência do exame, a cartilha traz exemplos comentados de redações que alcançaram a pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023.
No primeiro dia do exame, em 3 de novembro, os participantes deverão escrever uma redação dissertativo-argumentativa de até 30 linhas, com base em uma situação-problema proposta. Entre as competências exigidas estão o domínio da escrita formal, a organização de argumentos, a coesão linguística e a proposta de intervenção para a questão apresentada.
A avaliação será feita por dois corretores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cinco competências. A média aritmética das duas notas resultará na pontuação final. Textos que fujam do tema, tenham menos de sete linhas ou desrespeitem as regras do exame podem receber nota zero.
O Enem é utilizado por instituições de ensino no Brasil e em Portugal para seleção de estudantes, além de ser critério para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).