Incêndio em aviário mobiliza bombeiros de Itapiranga durante a madrugada

Por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (05), o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por telefone para atender a um princípio de incêndio em um aviário localizado na comunidade de Linha Sede Capela, no interior do município, a cerca de 10 km do quartel.
Ao chegarem ao local, os bombeiros foram recebidos pelo proprietário, que relatou que a energia elétrica da estrutura já havia sido desligada e que ele e outros moradores haviam tentado controlar as chamas com extintores e uma mangueira utilizada no aviário. No entanto, com o rápido alastramento do fogo pela cama e pelas cortinas do galpão, além da intensa fumaça, foi necessário solicitar apoio dos bombeiros.
A equipe constatou que o fogo estava confinado no interior do aviário devido às cortinas fechadas, o que limitou a entrada de oxigênio. Após o reconhecimento da área, foi montado o sistema de combate, com início imediato do controle das chamas e posterior rescaldo.
Cerca de 4 mil litros de água foram utilizados na operação, que incluiu também a abertura das cortinas para ventilação da área atingida. O fogo afetou aproximadamente 40 metros da estrutura, que possui 126 metros de comprimento por 14 de largura (1.764 m²). O aviário estava pronto para receber cerca de 22 mil pintainhos ainda na tarde desta terça-feira.
Após a extinção do incêndio, foi feita a análise do sistema de monitoramento, que apontou o início das chamas por volta das 3h. O proprietário foi alertado pelo alarme do local às 3h50, momento em que percebeu o fogo e acionou o Corpo de Bombeiros.