Idosa de 90 anos viraliza após fazer terço com pedras da vesícula retiradas em cirurgia

Foto: Reprodução/Letícia Martins
Uma idosa de 90 anos, Vanda Maria da Cunha Martins, ganhou as redes sociais após sua neta Letícia postar um vídeo onde a avó conta que transformou as 62 pedras retiradas de sua vesícula, em uma cirurgia realizada há 26 anos, em um terço. A gravação já alcançou mais de 3 milhões de visualizações. Letícia relatou que sempre ouviu sobre a história, mas só soube dos detalhes recentemente, quando sentou com a avó para ouvir desde os primeiros sintomas até a confecção do terço.
Vanda começou a sentir enjoos depois de uma viagem, o que inicialmente foi diagnosticado como intoxicação alimentar. Após duas visitas ao hospital, os médicos suspeitaram de algo na região da vesícula e decidiram pela cirurgia. A remoção incluiu toda a vesícula, e o anestesista, conhecido da família, ofereceu a opção de ficar com as pedras. Foi uma amiga de Vanda que sugeriu a criação do terço.
As pedras foram lavadas e levadas a um ourives, que as montou na peça religiosa. Letícia contou que, além da higienização, as pedras não receberam nenhum outro tratamento, e destacou que elas não têm odor.