Homem é preso após acionamento do botão do pânico em Xanxerê
Foto: PM
Na tarde desta quinta-feira (30), por volta das 13h, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 30º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), em Xanxerê, prendeu um homem e apreendeu uma arma artesanal após o acionamento do Botão do Pânico.
O chamado foi feito por uma mulher de 31 anos, vítima de violência doméstica, que possui medida protetiva de urgência contra o suspeito. A guarnição se deslocou rapidamente até o local indicado pelo aplicativo, nas proximidades da residência da vítima, no bairro São Jorge.
Ao chegar ao endereço, os policiais visualizaram o homem em uma motocicleta. Ao perceber a presença da viatura, ele tentou fugir, dando início a uma perseguição que terminou no bairro Leandro, onde o suspeito, de 35 anos, foi abordado e detido. A motocicleta utilizada na fuga foi apreendida.
Durante as diligências, surgiram informações de que o homem estaria ameaçando sua ex-companheira com uma arma de fogo. O Canil Setorial do 30º BPM/Fron foi acionado e realizou buscas na residência do autor. No local, os policiais encontraram uma arma de fogo artesanal calibre .22, momento em que outro homem, de 25 anos, morador da casa, assumiu a posse do artefato.
Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Xanxerê. O primeiro responderá por descumprimento de medida protetiva, desobediência, direção perigosa e infrações de trânsito. Já o segundo será responsabilizado por posse ilegal de arma de fogo.
A Polícia Militar reforça que o Botão do Pânico é uma ferramenta fundamental na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, permitindo uma resposta rápida e eficaz das forças de segurança em situações de risco.

