Frente fria e ciclone extratropical provocam temporais intensos e temperaturas extremas no início da semana

 Frente fria e ciclone extratropical provocam temporais intensos e temperaturas extremas no início da semana

Na segunda-feira (20), a aproximação de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul traz instabilidades intensas para Santa Catarina. Espera-se a ocorrência de temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e granizo ocasional, especialmente nas regiões do Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Meio-Oeste. Essas condições meteorológicas elevam o risco para ocorrências significativas, como alagamentos e enxurradas, danos na rede elétrica, quedas de galhos e árvores e destelhamentos.

As instabilidades começam pela manhã nas áreas próximas à divisa com o RS e avançam para outras regiões do estado ao longo do dia. Antes da chegada dos temporais, as temperaturas devem atingir valores elevados, especialmente no Litoral e nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, com máximas variando entre 32°C e 37°C.

TERÇA-FEIRA (21)

Na terça-feira (21), o ciclone extratropical enfraquece e desloca-se para o alto-mar, mas a frente fria associada ainda mantém o tempo instável nas áreas do Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nessas regiões, há condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades com chuva intensa, raios, ventos fortes e granizo isolado, especialmente no período da tarde e noite.

Nas áreas do Meio-Oeste, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul, a previsão é de variação de nuvens com possibilidade de pancadas rápidas de chuva, acompanhadas de raios de forma isolada. O risco para ocorrências é baixo a moderado. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas entre 28°C e 34°C nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste do estado.

QUARTA-FEIRA (22)

Na quarta-feira (22), o sol volta a aparecer em meio à variação de nuvens, mas os temporais isolados persistem, concentrando-se principalmente entre a tarde e a noite. A combinação de calor, umidade e perturbações nos ventos em níveis elevados da atmosfera será a principal responsável pela formação dessas instabilidades.

O risco associado aos temporais é baixo a moderado, com possibilidade de alagamentos pontuais, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. As temperaturas no amanhecer variam entre 13°C e 18°C nas áreas serranas, enquanto no Litoral oscilam entre 19°C e 24°C. Durante a tarde, os termômetros registram valores entre 25°C e 32°C na maior parte do estado.

Veja também