Dois homens são condenados a mais de 130 anos de prisão por ataque em São José
Imagem: ilustrativa
Dois homens foram condenados nesta segunda-feira (1º) pelo Tribunal do Júri de São José, na Grande Florianópolis, por participação em um ataque que resultou em duas mortes e duas tentativas de homicídio, em março de 2022. As penas somadas ultrapassam 130 anos de prisão.
O crime ocorreu na noite de 4 de março de 2022, no bairro Serraria. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), quatro homens e um adolescente, todos ligados a uma facção criminosa, surpreenderam quatro integrantes do mesmo grupo e abriram fogo. Duas vítimas morreram no local e outras duas foram socorridas com vida.
As investigações apontaram que a motivação do ataque foi uma represália: os acusados acreditavam que as vítimas estavam envolvidas em um homicídio cometido em 25 de dezembro de 2021, sem autorização da facção.
Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese do MPSC e condenaram os réus por duplo homicídio qualificado, com agravantes que dificultaram a defesa das vítimas, além de duas tentativas de homicídio. Um deles recebeu pena de 42 anos e nove meses de prisão, enquanto o outro, também condenado por motivo torpe, foi sentenciado a 88 anos e 10 meses de reclusão.
Em sua manifestação, o MPSC destacou que a conduta dos acusados demonstra “ausência de empatia, desprezo pela vida humana e predisposição à violência como meio de resolução de conflitos pessoais”.
Os condenados começarão a cumprir pena imediatamente e não poderão recorrer em liberdade, em conformidade com a decisão do Supremo Tribunal Federal que determina execução imediata das sentenças do Tribunal do Júri. Quanto aos demais envolvidos no crime, um segue foragido e outro ainda não foi identificado.

