Despedida a Preta Gil: cantora morre aos 50 anos nos Estados Unidos

 Despedida a Preta Gil: cantora morre aos 50 anos nos Estados Unidos

A música brasileira perdeu uma de suas vozes mais marcantes. Morreu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora Preta Gil, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino. A artista estava em Nova York, onde enfrentava a fase mais recente do tratamento contra a doença, diagnosticada em janeiro de 2023.

Após passar por sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para remoção de tumores realizada em agosto de 2024, Preta teve uma recidiva do câncer, com metástases em outras partes do corpo. Diante da gravidade do quadro, ela buscou alternativas terapêuticas nos Estados Unidos, onde se submetia a tratamentos experimentais em um centro especializado em Washington.

Filha do cantor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta era parte de uma família profundamente ligada à música e à cultura brasileira. Além dos irmãos Pedro e Maria, frutos do mesmo casamento, ela também era irmã de Nara e Marília (do relacionamento de Gil com Belina de Aguiar) e de Bem, José e Bela Gil (filhos do cantor com Flora Gil).

Na vida pessoal, Preta Gil teve três casamentos. O primeiro, com o ator Otávio Müller, resultou no nascimento de seu único filho, Francisco Gil — pai de sua neta, Sol de Maria. Após a separação em 1995, casou-se com o mergulhador Carlos Henrique Lima, com quem viveu até 2013. No mesmo ano, iniciou um relacionamento com Pedro Godoy, com quem se casou em 2015. O casamento terminou em 2023, durante o tratamento oncológico.

Além de sua carreira musical e presença marcante na televisão e redes sociais, Preta será lembrada por sua força, autenticidade e pelo legado de empoderamento que construiu ao longo da vida.

Veja também