Conta de luz fica mais cara com bandeira vermelha patamar 2 em vigor

 Conta de luz fica mais cara com bandeira vermelha patamar 2 em vigor

Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica fica mais cara com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos sobe de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão, anunciada na última sexta-feira (27), foi motivada pelo risco hidrológico, com níveis baixos nos reservatórios, e pela alta no preço da energia no mercado, influenciada pelo custo da produção e da energia não contratada.

O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel é composto por três cores: verde, amarela e vermelha, com patamares 1 e 2. A bandeira verde indica tarifa sem custo extra, enquanto a vermelha, especialmente no patamar 2, reflete o maior encarecimento da energia.

Desde setembro, a bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor, sucedendo um longo período de bandeira verde, a mais econômica do sistema.

Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para trazer mais transparência aos consumidores, refletindo os custos da geração de energia e permitindo que ajustes no consumo sejam feitos para reduzir o valor das contas.

Veja também