Calor, temporais e risco de danos marcam a previsão do tempo em Santa Catarina

Terça-feira (21): A frente fria começa a se afastar de Santa Catarina, mas a umidade deixada por ela mantém muitas nuvens no norte do estado. Nessas áreas, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde, acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma pontual. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais é considerado baixo a moderado. As temperaturas permanecem elevadas, variando entre 28°C e 34°C na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste. O vento muda para sudoeste/sul pela manhã, com rajadas de 30 a 50 km/h na Serra e no Litoral Sul. No mar, o Litoral Sul terá ondas de sul entre 1,5 e 2,0 metros, enquanto nas demais áreas litorâneas a ondulação será de leste/sudeste, com altura entre 1,0 e 1,5 metro.
Quarta-feira (22): O dia começa com variação de nuvens nas áreas próximas à divisa com o Paraná, onde, à tarde, o calor e a umidade favorecem a formação de temporais isolados. No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, e não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Os riscos associados aos temporais, como alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica, são considerados baixos a moderados. As temperaturas continuam altas, superando os 30°C em todas as regiões, com máximas próximas de 38°C no Extremo Oeste. A sensação de abafamento permanece intensa em todo o estado.
Quinta-feira (23): Um típico dia de verão toma conta de Santa Catarina, com sol e calor predominantes. Entretanto, a combinação de altas temperaturas e umidade contribui para o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais em todas as regiões entre a tarde e a noite. Os temporais podem trazer chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo. O risco para ocorrências aumenta, sendo moderado a alto, com possibilidade de alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de destelhamentos. As temperaturas seguem elevadas, ultrapassando os 30°C e alcançando novamente os 38°C no Extremo Oeste e Vale do Itajaí.