Caixa Econômica aumenta entrada e limita crédito imobiliário a partir de 1º de novembro

 Caixa Econômica aumenta entrada e limita crédito imobiliário a partir de 1º de novembro

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A partir de 1º de novembro, quem financiar imóveis pela Caixa Econômica Federal enfrentará novas restrições. O banco anunciou que a entrada mínima para financiamentos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) será maior, e o percentual financiado do valor do imóvel será reduzido.

Para o sistema de amortização constante (SAC), a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel, enquanto pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor passará de 30% para 50%. Além disso, apenas aqueles sem outro financiamento habitacional ativo poderão obter o crédito. O valor máximo dos imóveis financiados será limitado a R$ 1,5 milhão, abrangendo todas as modalidades do SBPE.

Essas mudanças, justificadas pela Caixa devido ao aumento da demanda por crédito habitacional e à escassez de recursos, não afetam unidades de empreendimentos financiados diretamente pelo banco. Em 2024, a instituição financeira já concedeu R$ 175 bilhões em crédito imobiliário, superando as expectativas, o que impulsionou a adoção dessas novas regras.

Veja também