Alerta de tempestades coloca 49 cidades de SC em situação de perigo
Foto: Banco de Imagem
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em 49 cidades das regiões Norte, Oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O aviso é válido entre o meio-dia desta terça-feira (2) e 10h de quarta-feira. A previsão aponta chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. O alerta também indica risco de queda de energia, alagamentos, queda de árvores e danos em plantações.
Outras regiões de Santa Catarina permanecem sob alerta amarelo para tempestades, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance de granizo. O aviso vale até 10h de quarta-feira. Além de Santa Catarina, os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também estão incluídos nos alertas emitidos pelo Inmet.
A Defesa Civil do Estado reforçou o alerta para temporais, que devem ocorrer devido a uma área de baixa pressão que atua em diferentes níveis da atmosfera. A instituição indica risco moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. A instabilidade deve ocorrer de forma irregular, alternando períodos de melhoria com presença de sol e calor.
Cidades de SC em alerta laranja:
Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Benedito Novo, Blumenau, Calmon, Camboriú, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Doutor Pedrinho, Garuva, Gaspar, Guaramirim, Ilhota, Indaial, Irineópolis, Itaiópolis, Itajaí, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, José Boiteux, Luiz Alves, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Matos Costa, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Penha, Pomerode, Porto União, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Rodeio, Santa Terezinha, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder, Timbó, Timbó Grande, Três Barras e Vitor Meireles.

