Acidente de trânsito com três vítimas mobiliza Corpo de Bombeiros em Xanxerê

Foto: Corpo de Bombeiros
Na noite desta quarta-feira (01), por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê foi acionado para atender um grave acidente de trânsito ocorrido na Rua das Palmeiras, no Bairro Sufiatti, em Xanxerê. O acidente envolveu uma colisão frontal/lateral entre dois veículos de passeio, resultando em três vítimas, todas em encarceramento mecânico. O atendimento contou com o apoio das viaturas ABTR 187, ASU 530 e da Unidade de Suporte Avançado (USA 03) do SAMU.
Dinâmica do acidente
De acordo com o relato das equipes no local, o veículo GM Celta, após a colisão, saiu da pista e chocou-se contra a cerca de uma residência e um veículo estacionado (Ford Focus). Já o Renault Sandero, envolvido na colisão, também saiu da pista e colidiu com uma parada de ônibus.
Atendimento às vítimas
A cena foi dimensionada e os riscos, devidamente gerenciados, para garantir o atendimento seguro às vítimas. As três pessoas feridas estavam presas dentro dos veículos e foram socorridas da seguinte forma:
- Vítima 1: Uma mulher de 28 anos, condutora do GM Celta, foi encontrada consciente e orientada, sentada no banco do motorista. Ela relatava dores na região cervical e no crânio, além de apresentar um ferimento cortante na região frontal da cabeça e contusão cervical. A vítima foi imobilizada com colar cervical e maca rígida e extraída em ângulo zero pelo porta-malas.
- Vítima 2: Um adolescente de 12 anos, ocupante do banco do carona no GM Celta, estava consciente e orientado. Ele apresentava suspeita de lesão cervical e possível fratura no pulso esquerdo. Após avaliação médica do SAMU, foi imobilizado com colar cervical e maca rígida, além de receber imobilização específica no pulso. Também foi extraído em ângulo zero pelo porta-malas.
- Vítima 3: Uma mulher de 40 anos, condutora do Renault Sandero, foi encontrada consciente, orientada e agitada. Ela apresentava sinais de traumatismo cranioencefálico (TCE) e edema na região do crânio. Após ser estabilizada com colar cervical e maca rígida, foi extraída do veículo em ângulo zero e ficou sob os cuidados da equipe médica do SAMU. Em seguida, foi conduzida ao Hospital Regional São Paulo (HRSP) pela Unidade de Suporte Avançado (USA 03).
Encerramento da ocorrência
Após o atendimento às vítimas, a cena foi deixada sob a responsabilidade da Polícia Militar para os procedimentos de investigação e perícia. Todas as vítimas foram encaminhadas ao HRSP para atendimento médico especializado. O acidente causou danos materiais significativos e mobilizou um grande efetivo de socorristas devido à gravidade da situação.