Abel Braga sai da aposentadoria e salva o Inter do rebaixamento
Abel Braga livra o Inter do rebaixamento — Foto: Luiz Erbes/AGIF
Abel Braga voltou ao comando técnico do Internacional para uma missão urgente: evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em apenas dois jogos à frente da equipe, o treinador de 73 anos cumpriu o objetivo e garantiu a permanência do Colorado na Série A.
Na tarde deste domingo, no Beira-Rio, o Inter venceu o Bragantino por 3 a 1 e contou com as derrotas de Ceará e Fortaleza para Botafogo e Palmeiras, respectivamente. Com a combinação favorável, o clube gaúcho escapou da queda para a segunda divisão.
Emocionado ao fim da partida, Abel foi abraçado por jogadores, dirigentes e aplaudido de pé pela torcida colorada. O técnico classificou o feito como maior até mesmo que a conquista do Mundial de Clubes de 2006, quando o Inter venceu o Barcelona no Japão.
— Lá, se eu fosse vice, seria o segundo maior time do mundo, e a obrigação era do outro. Hoje foi muito mais importante. Ajudei a salvar o Inter do rebaixamento — declarou Abel.
Ao assumir o time após a saída de Ramón Díaz, o treinador afirmou ter uma “dívida” com o clube. Ele relembrou que recusou convite para dirigir o Inter em 2016, ano da única queda colorada, e por isso sentiu-se na obrigação de aceitar agora — inclusive trabalhando de forma gratuita.
A vitória sobre o Bragantino, somada aos resultados paralelos, decretou o rebaixamento de Ceará e Fortaleza. Para o Inter, a permanência na elite fortalece ainda mais a idolatria de Abel Braga, considerado o maior treinador da história do clube. Mesmo aposentado desde 2022, ele pode seguir no Beira-Rio em 2026 ocupando um cargo diretivo.

