Previsão do tempo para Santa Catarina: pancadas de chuva, calor e risco de temporais

 Previsão do tempo para Santa Catarina: pancadas de chuva, calor e risco de temporais

Segunda-feira (27)

A segunda-feira (27) em Santa Catarina será marcada pelo predomínio de tempo nublado, intercalado por aberturas de sol ao longo do dia. Em todo o estado, há previsão de pancadas de chuva e possibilidade de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, e outros transtornos. Essas condições são mais propensas no período da tarde, especialmente nas regiões dos Planaltos e Meio-Oeste.

Nas áreas litorâneas, os ventos sopram inicialmente de quadrante sul, mudando gradativamente para leste. As temperaturas continuam elevadas, superando os 30°C no Grande Oeste catarinense, enquanto nas áreas dos Planaltos e regiões costeiras, os termômetros variam entre 26°C e 30°C.

Terça-feira (28)

A terça-feira (28) será um típico dia de verão, com calor, alta umidade e instabilidades, favorecendo a formação de temporais em todas as regiões de Santa Catarina. O risco para eventos climáticos adversos, como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores, rajadas de vento e eventual queda de granizo, aumenta significativamente, alcançando níveis moderados a altos.

A circulação marítima intensifica as condições para chuvas isoladas e intensas. As temperaturas permanecerão elevadas, variando entre 27°C e 33°C na maior parte das regiões catarinenses.

Quarta-feira (29)

Na quarta-feira (29), as características típicas do verão seguem predominando, com sol e calor intenso em Santa Catarina. Ainda há previsão de temporais, especialmente no período da tarde, com risco moderado a alto para eventos como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores, rajadas de vento e granizo, principalmente da região Oeste aos Planaltos.

As temperaturas continuam altas, podendo atingir até 34°C no Oeste do estado, enquanto nas áreas litorâneas as máximas serão mais amenas, não ultrapassando os 27°C.

A Defesa Civil recomenda atenção às atualizações meteorológicas e orienta que a população fique atenta às condições climáticas, especialmente nos períodos de maior instabilidade.

Veja também