Brasil registrou 196 casos diários de violência contra crianças em 2023, aponta SBP

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil
Em 2023, o Brasil registrou uma média de 196 casos diários de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Cerca de 80% das agressões contra menores de 14 anos ocorreram em casa. A maior parte das vítimas foi de adolescentes entre 15 e 19 anos, com 35.851 notificações. Apesar dos números, a SBP alerta que há grande subnotificação, principalmente em áreas remotas, o que impede uma visão precisa do problema.
Os dados, coletados pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, mostram que todas as faixas etárias são afetadas. Em 2023, mais de 3 mil bebês com menos de 1 ano sofreram agressões, e 8.370 casos foram relacionados a crianças de 5 a 9 anos.
A Região Norte enfrenta um problema de subnotificação, possivelmente devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e à ausência de canais de denúncia eficazes. Por outro lado, os estados do Sudeste lideram o número de registros. São Paulo contabilizou 17.278 casos de violência física, seguido por Minas Gerais (8.598) e Rio de Janeiro (7.634).
No Sul, o Paraná se destacou com 7.266 ocorrências, um terço envolvendo menores de 10 anos. Santa Catarina registrou que 31% dos casos também afetaram essa faixa etária. A SBP reforça a importância de notificar suspeitas de violência, um passo essencial no cuidado das vítimas.
Durante o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, a SBP anunciou o lançamento de uma campanha para sensibilização e identificação precoce de sinais de agressão, com foco na prevenção e atuação de profissionais de saúde.
Agência Brasil