Instabilidade e risco de temporais permanecem em Santa Catarina até a próxima semana
Foto: Canva/Reprodução
Santa Catarina seguirá enfrentando instabilidade, ventos fortes e mar agitado nos próximos dias, mesmo com o afastamento do ciclone extratropical para alto mar nesta quinta-feira (11). As rajadas de vento ainda devem alcançar 50 a 70 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral, enquanto o mar permanece muito agitado, com risco moderado a alto de ressaca. No Litoral Sul, as ondas podem chegar a 4 metros; entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, variam de 2 a 3 metros.
A quinta-feira começa com muitas nuvens e chance de chuva fraca, principalmente entre o Meio-Oeste e o Sul. Ao longo do dia, as temperaturas sobem e podem chegar aos 30°C em várias regiões.
A partir de sexta-feira (12), uma nova área de baixa pressão reforça a instabilidade em todo o estado. Há possibilidade de temporais isolados com raios, vento forte, chuva intensa e queda de granizo. O alerta é maior para municípios próximos ao Paraná, onde há risco moderado de alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. No Litoral, a chuva deve se intensificar à noite, elevando o risco de enxurradas. As temperaturas variam entre 15°C e 23°C pela manhã e chegam próximo dos 30°C à tarde, especialmente no Litoral.
No sábado (13), o cenário se agrava. As condições para temporais aumentam desde a madrugada no Grande Oeste e Planaltos, avançando para o Litoral durante a tarde. A tendência é de chuva intensa no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, com risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos. A melhora ocorre apenas no período da noite.
No domingo (14), o tempo segue instável, com pancadas isoladas de chuva à tarde, mas risco baixo para ocorrências. Já na segunda-feira (15), uma nova frente fria volta a colocar o estado em alerta para temporais, com risco moderado de queda de galhos, danos na rede elétrica e alagamentos.

