Monitoramento Meteorológico SDC/SC – 09/12, 05h40

 Monitoramento Meteorológico SDC/SC – 09/12, 05h40

Foto: Defesa Civil

A madrugada desta terça-feira (09) foi marcada por instabilidade em Santa Catarina, com chuva persistente em diversas regiões. Os acumulados mais significativos foram registrados entre o Litoral Norte e o Baixo Vale do Itajaí, onde a precipitação, além de contínua, ocorreu de forma pontualmente intensa. Em São Francisco do Sul, por exemplo, foram registrados entre 48 e 70 mm em apenas uma hora.

No início da manhã, a área de chuva moderada a forte que atuava no Baixo Vale do Itajaí se desloca em direção à Grande Florianópolis. No interior do estado, áreas de instabilidade ganham força, associadas a temporais isolados, especialmente entre o noroeste do Rio Grande do Sul e a província argentina de Misiones.

Nas próximas horas, o aprofundamento de um centro de baixa pressão — associado à formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul — manterá a condição de chuva persistente e, por vezes, intensa ao longo de todo o litoral catarinense. O cenário oferece risco alto a muito alto para alagamentos e enxurradas.

No interior, a previsão indica potencial para temporais isolados, inicialmente no Grande Oeste e, posteriormente, avançando para as demais regiões, com risco moderado a alto para ocorrências associadas.

Os ventos de nordeste também devem se intensificar ao longo do dia na faixa costeira, com rajadas entre 55 e 75 km/h, o que representa risco moderado a pontualmente alto para transtornos relacionados.

Veja também