Foto: PC
Polícia Civil e GAECO deflagram operação contra fraudes em concurso público no Oeste de SC
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Jardinópolis, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de São Miguel do Oeste, deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação Electus, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, prisão preventiva, sequestro de bens e suspensão do exercício de funções públicas. A ação investiga crimes de fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsificação de documentos.
As apurações começaram em maio de 2024, quando uma candidata denunciou possíveis irregularidades em um concurso da Prefeitura de Jardinópolis. A empresa responsável pelo certame não possuía sede física e indicava endereço em Novo Horizonte.
Durante a investigação, foram encontrados indícios de que candidatos aprovados em Jardinópolis teriam pago valores em espécie para garantir vagas, com gabaritos sendo alterados após a realização da prova. O esquema, segundo a polícia, também ocorreu em concursos de outros municípios, como Sul Brasil, Irati e Saltinho.

Um secretário municipal de União do Oeste e outras duas pessoas foram identificados como participantes das fraudes. Na casa do secretário, os policiais apreenderam uma arma calibre .22 e munições sem registro, resultando em prisão em flagrante.
Na ação desta quarta-feira, foram cumpridos mandados em Palmitos, Jardinópolis, União do Oeste e outras cidades da região. Um homem de 64 anos foi preso preventivamente, veículos foram sequestrados e servidores tiveram o exercício de suas funções suspenso.
De acordo com a Polícia Civil e o GAECO, o inquérito segue em andamento e deve ser concluído em até 60 dias. Os investigados poderão responder por fraude em concurso público, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

