Abic projeta aumento no preço do café e mantém otimismo para o consumo em 2025

 Abic projeta aumento no preço do café e mantém otimismo para o consumo em 2025

A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) anunciou que o preço do café sofrerá novo reajuste nos próximos meses. O motivo está diretamente ligado ao custo da matéria-prima. Segundo o presidente da entidade, Pavel Cardoso, o aumento deve variar entre 10% e 15%, mas não ultrapassará a média registrada ao longo de 2025.

Dados divulgados na última quarta-feira (24) mostram que, entre janeiro e agosto deste ano, houve uma queda no consumo de café em comparação com o mesmo período de 2024. Apesar disso, a expectativa é encerrar 2025 com números próximos aos do ano anterior.

“O desempenho de setembro nos leva a crer que ainda poderemos ter um comportamento surpreendente neste ano. É uma percepção inicial, mas indica que possivelmente teremos boas notícias em relação ao consumo no fechamento de 2025”, avaliou Cardoso.

Outro ponto destacado pelo presidente da Abic foi o impacto do chamado Tarifaço, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afeta diretamente as exportações brasileiras de café. O setor, no entanto, mantém confiança em um acordo que pode surgir da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano.

“Isso mostra como o café e também o setor de carnes são extremamente sensíveis à inflação americana”, completou Cardoso.

Veja também