Série B 2025 é a mais equilibrada da era dos pontos corridos

 Série B 2025 é a mais equilibrada da era dos pontos corridos

É possível afirmar que a Série B do Campeonato Brasileiro 2025 é a mais competitiva desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes em formato de pontos corridos. Após 20 rodadas, apenas 18 pontos separam o líder Goiás (39) do lanterna Amazonas (21), menor diferença da história nesse recorte.

Outro dado que comprova o equilíbrio é o desempenho dos últimos colocados. Paysandu (21 pontos) e Amazonas (20) somam as maiores pontuações da história para os 19º e 20º lugares, respectivamente. No meio da tabela, o cenário também impressiona: o Vila Nova, em 9º lugar, soma 27 pontos, enquanto o Operário-PR, em 10º, tem 26 — as menores pontuações para essas posições desde 2006.

Mais um número ilustra a imprevisibilidade da competição: há apenas 12 pontos de distância entre o primeiro time do G-4 (Coritiba, com 33) e o primeiro dentro do Z-4 (Paysandu, com 21). Ou seja, uma sequência de três ou quatro vitórias pode impulsionar qualquer equipe da parte de baixo para a briga pelo acesso. Da mesma forma, uma série negativa pode arrastar um candidato à Série A para a zona de rebaixamento à Terceira Divisão.

O segundo turno promete emoções intensas. O fantasma da Série C está mais presente do que nunca — oito clubes têm mais de 20% de risco de rebaixamento: Athletic Club, Atlético-GO, Ferroviária, América-MG, Volta Redonda, Botafogo-SP, Paysandu e Amazonas.

Apesar do cenário equilibrado, Goiás e Coritiba seguem firmes na liderança e com chances altas de acesso: 87,07% para os goianos e 86,37% para os paranaenses. O Coritiba, inclusive, deu um salto importante após vencer o Vila Nova fora de casa por 2 a 1. Já o Goiás apenas empatou com o lanterna Amazonas por 2 a 2, como visitante.

Novorizontino e Chapecoense completam o G-4 e mantêm boas possibilidades de acesso, com 55,66% e 54,86%, respectivamente. O grande jogo da próxima rodada será entre Coritiba e Chapecoense, nesta sexta-feira, no Couto Pereira — confronto direto com peso de decisão.

Já o Athletico-PR, que ainda não engrenou, segue no meio da tabela. O empate em casa com o vice-lanterna Paysandu custou caro: o Furacão tem hoje mais chances de cair (11,27%) do que de subir para a Série A (4,04%).

Com equilíbrio inédito e emoções em todos os extremos da tabela, a Série B 2025 caminha para ser uma das edições mais imprevisíveis e emocionantes dos últimos tempos.

Veja também