Ciclone Extratropical provoca instabilidade e riscos em Santa Catarina

Foto: Shutterstock
Um ciclone extratropical formado entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai está trazendo condições meteorológicas adversas para Santa Catarina nesta semana. O fenômeno provoca ventos fortes, temporais isolados, chuva persistente em algumas regiões e mar agitado, aumentando o risco de destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.
De acordo com a Defesa Civil, entre terça-feira (19) e quarta-feira (20), as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h, com possibilidade de valores ainda maiores em áreas mais altas do estado. Na Grande Florianópolis, no Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte, os ventos vindos do mar favorecem o transporte de umidade, mantendo a chuva persistente e risco baixo a moderado de alagamentos.
A partir da madrugada de quarta-feira, a combinação do ciclone com uma frente fria aumenta a probabilidade de temporais em todas as regiões, com maior intensidade no Oeste, onde há risco moderado para alagamentos pontuais, destelhamentos e queda de árvores. O mar também ficará agitado, principalmente no Litoral Sul, com ondas de 2,5 a 3 metros e recuo da maré, elevando os riscos para navegação, pesca e esportes náuticos.
Na quinta-feira (21), o tempo deve melhorar, com sol e elevação rápida das temperaturas em todo o estado. Porém, o calor aliado à umidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste. Já na sexta-feira (22), a aproximação de uma nova frente fria deve trazer novamente instabilidade, com previsão de chuva e temporais em Santa Catarina.
A Defesa Civil estadual segue monitorando a situação e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais por meio do site, redes sociais e do serviço de SMS, que pode ser ativado enviando o CEP para o número 40199.