POLÍCIA

Polícia Civil alerta sobre golpe de clonagem do WhatsApp na região
Polícia28/12/2019 06h41Atualizada em 28/12/2019 06:12 Por: Portal Faxinal Fonte: Tudo Sobre Xanxerê





Foto: Divulgação

 Polícia Civil alerta para o golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp, que tem sido praticado em Xanxerê e em todo Brasil. Segundo o agente Márcio, da Polícia Civil, a recorrência desse tipo de golpe tem tido um aumento considerável nos últimos dias. Apenas nesta sexta-feira (27), pelo menos duas pessoas procuraram a delegacia da cidade para registrar a clonagem de suas contas no app.

Ainda de acordo com o agente, os criminosos obtêm os números dos telefones das vítimas e enviam mensagens com diferentes tipos de abordagens. Nessas mensagens eles buscam convencer as pessoas a passarem códigos que foram encaminhados via SMS. Após conseguirem clonar o WhatsApp, com outro chip e aparelho conseguem usar a conta da vítima com o mesmo número e foto de perfil. O objetivo dos criminosos é conversar com contatos da vítima, geralmente com a finalidade de pedir dinheiro e concretizar o estelionato.

- Para ativar o WhatsApp em outro aparelho é com esse código que eles pedem. Eles inventam várias histórias, tem vezes que é venda de veículos e aí eles falam que para passar mais fotos eles precisam de um código, são várias as artimanhas. E isso tem aumentado, o estelionato em geral é um crime que tem aumentado – explica o agente.

Recentemente uma pessoa entrou em contato com outros internautas que faziam parte de um dos grupos de WhatsApp do Tudo Sobre Xanxerê e, se passando por funcionário do site, pediu para que elas enviassem um código a ele. Assim que a reportagem tomou conhecimento do fato, tomou as medidas que eram cabíveis à situação.

Conforme as orientações da Polícia Civil, esse tipo de mensagem deve ser ignorada e, em casos de ter a conta no WhatsApp clonada, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima para registrar o fato.

Confira algumas dicas da Polícia Civil para evitar esse tipo de transtorno:
• Registre uma ocorrência junto à Polícia Civil;
• Comunique seus contatos, familiares e amigos;
• Caso alguma pessoa tenha feito transferência, comunique a instituição bancária;
• Envie um e-mail para support@whatsapp.com solicitando a desativação da conta;
• Solicite um novo chip junto à operadora e reinstale o whatsapp.




COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM