GERAL

O Sindicato dos Produtores Rurais de Faxinal dos Guedes estará realizando o ITR até 30 de Setembro
Geral06/09/2019 21h38Atualizada em 09/09/2019 09:09 Por: Guilherme Rosa da Silva Fonte: Portal Faxinal





FOTO:JÉSSICA NUNES

Quem detém de um ou mais imóvel ou propriedade rural pode estar sujeito a pagar, anualmente, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O ITR é um Imposto Territorial Rural, como se fosse o IPTU urbano, mas que tem como base de cálculo, o valor fundiário da propriedade rural (Art. 30, CTN), o objetivo deste imposto é desestimular os grandes latifúndios improdutivos.

Onde a alíquota será maior para propriedades de maior área e baixo grau de utilização de forma que o contribuinte principal é o proprietário do imóvel rural, o titular de seu domínio ou possuidor a qualquer título. 

Em algumas situações, não é necessário pagar ou entregar a declaração anual (DITR) deste imposto. Mais precisamente, em situações de imunidade e isenção do ITR.
Caso não se classifique como imune ou isento, é obrigatório que pague o Imposto Territorial Rural dentro da data estabelecida e faça a declaração do mesmo.

A DITR deve ser entregue anualmente, ela é preenchida através do Programa ITR, disponibilizado no site da Receita Federal, e deve ser transmitida por meio do Receitanet.

E de forma que o não pagamento do imposto pode resultar em multas e também perder  a possibilidade de usar o ITR (VTN) daquele ano para calcular o imposto de renda em eventual venda da propriedade.

Também perde a certidão negativa do imóvel, documento exigido para acessar o crédito rural e outras formas de financiamento. 

O prazo para a declaração de ITR 2019 vai até 30 de Setembro e o Sindicato Rural de Faxinal dos Guedes está em pronto atendimento para aqueles que desejam fazer suas declarações.

Dúvidas ligar no 49 3436-0095 e agendar o melhor horário para realizar  a sua declaração.




COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM