Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Mutirão Nacional de ecologia movimenta o Grupo Muiraquitã

08/07/2019 às 13h09
Atualizada em 09/07/2019 - 13h31

Entre os dias 01/06/2019 e 07/07/2019, escoteiros de todo o Brasil realizaram o Mutirão de Ação Ecológica – ação anual que os Escoteiros do Brasil promovem como parte do programa educativo de crianças, adolescentes e jovens do Movimento. A proposta do 28° MutECO foi colocar os escoteiros com a mão na massa para plantar árvores, recolher lixo, realizar atividades e debates com temática ambiental, entre outras. Mais de 55 mil pessoas participaram do evento em todo o território nacional.

Em Faxinal dos Guedes, o Grupo Escoteiro Muiraquitã promoveu a ação no último sábado 06 de julho.
O mutirão chegou à sua 28° edição norteado pelo tema anual que os Escoteiros do Brasil estão trabalhando em 2019: ‘uma Aventura Saudável’. Em um ano em que o país já testemunhou o rompimento de barragens em Minas Gerais e tragédias ambientais no Rio de Janeiro, a preocupação com a saúde da população é a principal pauta da ação. Foi também, mais uma oportunidade de divulgar e promover os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 das Nações Unidas, que buscam proteção e sustentabilidade para nosso planeta. 

O contato com a natureza e Meio Ambiente é um pilar do Escotismo desde o início do Movimento. Desde pequenas, as crianças aprendem a deixar o mundo um lugar melhor do que encontraram, e desenvolvem atividades ecológicas em todas as faixas etárias. 

Entre as ações que o Grupo promoveu neste Mutirão, destacam-se as orientações com plantio de árvores, o jogo de memória com debate sobre a prevenção contra a dengue e ainda, a trilha da reunoplasticidade, onde os jovens desafiaram seus neurônios e executaram tarefas de forma incomum, como por exemplo: substituindo as mãos pelos pés e o sentido de orientação direita pela esquerda, no contexto de entender a adaptabilidade do cérebro e a necessidade de mudança de padrões de consumo e maus hábitos (jogar lixo no chão, reciclar, etc)

A ação dos escoteiros foi em diversas cidades do país. Cabe salientar, que em 2018, o MutECO teve a participação de mais de 1.100 grupos escoteiros e essa, é também uma oportunidade para crianças, adolescentes e jovens conquistarem distintivos e insígnias específicas por ações com natureza, mares, que são concedidas por boas práticas e projetos de relevância.

Fonte: Ascom



01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.


Manoel Pacheco da Rosa comentou em 11/07/2019 as 18:26:31

Parabéns e sucesso sempre. Abraços.



VEJA TAMBÉM