Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Prefeito esclarece polêmica sobre fechamento do Corpo de Bombeiros

Informação veiculada por veículos de imprensa é incompatível com a realidade. Fechamento aconteceria por responsabilidade do estado e não do município

15/03/2019 às 08h46
Atualizada em 16/03/2019 - 10h04

Na tarde desta quinta-feira foi veiculado que o Corpo de Bombeiros de Faxinal dos Guedes teria as suas atividades suspensas devido à retirada de servidores municipais. 

Em contato com a prefeitura de Faxinal dos Guedes, a assessoria de imprensa repassou ao PORTAL FAXINAL a informação de que haviam cinco funcionários da prefeitura trabalhando junto aos bombeiros. Destes cinco, dois foram solicitados para retomarem as atividades em outros setores do executivo, mas outros três permaneceriam trabalhando na unidade dos bombeiros em Faxinal dos Guedes. 

Ainda de acordo  com a prefeitura um quarto funcionário seria disponibilizado dentro das possibilidades. A assessoria também destacou que em nenhum momento quis que os bombeiros encerrassem os trabalhos, prova disto é que manteve três funcionários, diferentemente do que foi veiculado em outro veículo de comunicação.

Em contato com o Corpo de Bombeiros, a informação que se tem é de que apenas os atendimentos de pronto socorro serão suspensos. 

De quem é a responsabilidade de manter o Corpo de Bombeiros?

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado brasileiro, direito e responsabilidade de todos. Ou seja, é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal. Ainda de acordo com o pacto federativo, Polícias Federal, Rodoviária Federal, civis, militares e Corpos de Bombeiros militares são de responsabilidade do ESTADO, cabe ao município apenas auxiliar no desenvolvimento das ações. 

BOMBEIROS DE FAXINAL EM NÚMEROS.
 De acordo com informações levantadas pelo PORTAL FAXINAL junto à corporação de 1° de janeiro à 13 de agosto de 2018 foram 223 ocorrências atendidas em Faxinal dos Guedes, mais 35 em Vargeão.
Sendo 167 atendimentos pré- hospitalares, oito incêndios em Faxinal e cinco em Vargeão, foram analisados 112 projetos em Faxinal e 15 em Vargeão. Foram realizadas 40 vistorias de habite-se em Faxinal e três em Vargeão.
478 vistorias de funcionamento em Faxinal e 43 em Vargeão.

Relembre: 

Em agosto de 2018 o fechamento dos bombeiros em Faxinal foi tema de questionamentos na sessão da Câmara de Vereadores. Na época o prefeito Gilberto Lazzari, disse que, atualmente cinco funcionários são cedidos para o Corpo de Bombeiros, sendo quatro para Faxinal dos Guedes e uma funcionária para o Batalhão de Xanxerê.

Segundo o comandante na época não havia intensão de fechamento, mas sim de ampliar os trabalhos. “Eu desconheço essa informação de fechamento, em nenhum momento alguém da prefeitura manteve contato conosco, tudo está normal, serviço sendo realizado dentro das dificuldades, inclusive no que diz respeito à fiscalização. Mantemos nosso projeto de ampliação do efetivo e de investimentos em equipamentos e estruturas em Faxinal dos Guedes.” Finalizou o comandante em entrevista cedida em agosto de 2018. 


 

Fonte: Portal Faxinal



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM