PRA ELAS BY DHYNA

Pra Elas: O Poder da Música
Pra Elas by Dhyna05/02/2019 09h21 Por: Guilherme Rosa da Silva Fonte: Dhyna Bosetti






    Sigo tentando compartilhar por aqui coisas que fazem parte da minha vida, da minha rotina e das experiências que vivo. Sobre o assunto de hoje: não vivo sem ela, é minha companheira em casa, nas viagens, nas reuniões familiares ou de amigos e principalmente no trabalho. Vamos falar de música?
    “Sem a música a vida seria um erro”, disse o filósofo Nietzsche. A música não tem limites, fronteiras ou bandeiras. Ela ativa o nosso cérebro, melhora o desempenho esportivo, catalisa as relações sociais, ajuda na educação e inclusive tira as plantas da depressão.
     Ela nos faz relaxar, curtir aquela fossa, dançar comemorando algo, nos apaixonar. Mas não são apenas nossos sentimentos que são tocados pelos sons. Nossas experiências sensitivas também.
    O ritmo tem o poder de mudar muitas características como batimentos cardíacos, pressão sanguínea, pressão arterial e a velocidade do metabolismo. A música entra em contato diretamente com nosso sistema límbico cerebral, mesma região das emoções e afetividade.
     Ela pode até contribuir na produção da endorfina, que é nosso analgésico interno, considerado o hormônio do prazer; e a serotonina, que possui funções diversas, como a regulação do sono e do apetite. Acessam também nosso hipocampo, que é a área do cérebro responsável por nossas memórias.
     Quando você ouve uma música de sua infância e lembra automaticamente daqueles tempos, é seu hipocampo quem está falando. A produção e liberação de dopamina, que está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória e da noradrenalina, que influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação também é ativada quando ouvimos determinados ritmos. Os sons podem trazer até alívio de sintomas físicos como hipertensão e dores crônicas. Muitos sons podem ser mais eficientes que o uso de medicações na hora de diminuir sintomas de ansiedade e estresse.
Música só faz bem, desde sempre, crianças, adultos, idosos, animais e até plantas ficam melhores ao som de suas músicas preferidas. Então que tal dar um grau no volume e aproveitar o que a trilha sonora de nossas vidas tem a nos oferecer!? Eu te acompanho!!!




COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



PRA ELAS BY DHYNA  |  02/04/2019 - 17h





PRA ELAS BY DHYNA  |  21/03/2019 - 13h


PRA ELAS BY DHYNA  |  19/03/2019 - 13h